Saiba quais são os tipos de portas e janelas mais utilizados em obras econômicas

O perfil deste tipo de obra você provavelmente já conhece: baixo custo final, alto volume de unidades, geralmente de unidades habitacionais com dois dormitórios, um banheiro, sala de estar, cozinha e área de serviço no mesmo ambiente, algumas vezes com sacada, outras não. O típico empreendimento popular das últimas décadas, mais evidenciados pelos programas Minha Casa Minha Vida e Casa Verde e Amarela.

Caso você esteja trabalhando com este tipo de empreendimento, pode ser útil saber quais são os tipos de esquadrias de alumínio mais utilizados pelas construtoras de alto volume de obras. Afinal, elas já trilharam o caminho para descobrir quais produtos têm os menores custos e conseguem atender a todas as normas técnicas, desegurança e desempenho.

Citamos abaixo as janelas de alumínio (e suas configurações) mais vendidas para construtoras de obras populares (e de médio padrão também).

Salas de estar

Porta de correr 2 folhas com divisão central

Amplamente utilizada nas salas de estar dos empreendimentos – quando há acesso para uma varanda ou sacada – a Porta DeCorrer 2 Folhas também é comumente chamada de “porta balcão”. No entanto, a verdadeira “porta balcão” é diferente, pois tem, além das folhas decorrer, folhas de veneziana, para permitir também o controle de iluminação.

A porta de correr é bastante versátil, permitindo grande iluminação e ventilação no ambiente. Em empreendimentos de padrão econômico, normalmente ela se limita a ter 2 folhas e apresenta perfilde divisão central, que permite que se utilize perfis de alumínio mais leves e vidros de segurança apenas na parte inferior, atendendo às normas técnicas e de segurança com o custo reduzido.

Dormitórios

Janela veneziana 3 folhas de correr

Composta por 3 folhas, sendo uma de vidro, uma veneziana ventilada e uma veneziana cega (sem furos para ventilação), a Janela Veneziana 3 Folhas permite que o usuário final possa alternar entre diferentes modos de ventilação e iluminação, mantendo boa qualidade de conforto nos dormitórios.

Janela de correr 2 folhas com persiana integrada

A Janela Com Persiana Integrada é a que oferece o maior conforto para dormitórios. Pela sua construção, permite grande controle da ventilação e total abertura ou bloqueio da iluminação.

Antigamente utilizada apenas em empreendimentos de padrão médio e superiores, vem encontrando cada vez mais espaço em obras econômicas cujos empreendedores optam por oferecer grande diferencial para venda das casas e apartamentos.

Atualmente este produto já é oferecido em linhas mais leves de alumínio, tendo seu custo se tornado mais permissivo para as obras nos últimos anos.

Também é a tipologia de esquadria que melhor oferece redução de ruídos (corte acústico).

Esta esquadria é composta por 2 folhas de vidro e uma caixa superior que abriga a persiana, que pode ser enrolada e desenrolada com acionamento manual, elétrico ou com controle remoto.

Banheiros e lavabos

Janela Maxim - AR

A Janela Maxim-Ar, ou “esquadria projetante deslizante” segundo a ABNT NBR 10821-2:2017, é a tipologia que oferece o maior controle em quantidade e bloqueio de ventilação.

Pela sua estrutura composta por uma folha deslizante quese projeta para fora, permite ventilação muito superior às janelas decorrer. E pela forma como ela fecha, pressionando sua folha e vedações contra o perfil da esquadria, também oferece a maior estanqueidade contra chuvas e ventos.

É a tipologia de esquadrias de alumínio mais utilizada em banheiros. Em determinadas situações pode ser composta com a inclusão de uma bandeira fixa inferior.

Lavanderias e áreas de serviço

Janela de correr 2 folhas com ventilação permanente

A Janela De Correr Com Ventilação Permanente é o tipo de esquadria de alumínio mais utilizada em áreas de serviço dos apartamentos. Sua composição mais comum consiste em duas folhas de vidro de correr e uma bandeira superior com duas folhas basculantes, uma móvel e uma fixa (quesempre tem uma abertura mínima, nunca fecha). A ventilação permanente existe para atender normas de segurança e evitar acúmulo de gases provenientes dos aquecedores de água, por exemplo.

Também é comum a utilização de janelas de correr convencionais, sem ventilação superior. Neste caso, o empreendedor opta porincluir no mesmo ambiente uma esquadria de ventilação fixa, próxima à janela.

 

Então? Você já conhecia todas estas tipologias de esquadriasde alumínio?

Para esquadrias de alumínio, somos parceiros da ESAF Esquadrias, tradicional fabricante com unidades no Sul, Sudeste e Nordeste para atendimento a construtoras de todo o Brasil.

 

Caso tenha interesse em receber nosso apoio técnico eorçamentos de esquadrias para suas obras, fale com nossa equipe em www.maisinsumos.com.br

Whatsapp