Como boas portas de madeira ajudam a vender imóveis

Equipe
15/4/2024
4min de leitura
porta de madeira premium

São várias as preocupações de quem precisa escolher as portas de madeira dos empreendimentos, de acordo com quem está tomando a decisão. Para compradores das construtoras, é comum buscarem por produtos que atendam às exigências do projeto dentro de custos e prazos compatíveis com as obras. Para os engenheiros das obras, é importante contar com portas de boa qualidade que sejam fáceis de instalar e ajustar e não criem problemas futuros. E para os incorporadores e investidores, nada é mais importante do que ter produtos que diferenciem seus empreendimentos no mercado.

E o que portas de madeira têm a ver com isto?

A importância das portas de madeira na valorização dos empreendimentos

Em 2022 a Lavrasul fez um levantamento com construtoras e incorporadoras que já eram clientes suas havia, ao menos, 5 anos, sobre qualidade de atendimento, produtos e serviços.

Nesta época, conseguimos ter acesso a estudos realizados em conjunto por algumas incorporadoras, entendendo o perfil, comportamento e processo de decisão dos clientes que efetivamente haviam comprado suas unidades.

Casal avaliando um novo apartamento

Em relação às portas de madeira o que soubemos foi – para 82% dos compradores das unidades, a porta de madeira foi o produto mais citado e entre os 3 produtos que mais os ajudaram a ter a percepção de qualidade do empreendimento.

É fácil entender o motivo e acaba sendo até injusto com outros produtos das obras 😅. A porta é a primeira impressão, e a primeira impressão é... 😁

Seja no modelo decorado do estande de vendas ou no apartamento modelo do empreendimento, é a porta que introduz o potencial cliente à avaliação qualitativa do imóvel.

Imagine o potencial cliente, ao entrar no apartamento modelo, manipular a maçaneta com boa empunhadura, sentir a porta com mais “peso” do que estava esperando, mais robusta. Ao observar a pintura, percebe que é perfeitamente lisa, sem ondulações. Ao fechar a porta, se surpreende com o rápido corte de ruídos e ventilação.

portas simétricas

Podemos ainda ir mais a fundo e tentar explicar a forma como potenciais compradores dos apartamentos percebem a qualidade de construção das portas (e do empreendimento) com uma das principais facetas de percepção de beleza física – a simetria. Em outras palavras, uma porta de melhor qualidade de construção e estruturação oferecerá espaçamentos equilibrados e linearidade visual.

Então, numa correlação simples, é fácil concluir que, se em tal empreendimento se investiu em portas – e revestimentos, louças, interruptores, pintura – mais bonitas e de melhor qualidade, o restante da escolha de materiais e da construção é melhor.

Aí estão alguns dos motivos que fazem com que portas melhores passam a percepção de qualidade e ajudam a vender os imóveis, diferenciando-os de outros empreendimentos onde compradores optaram por comprar portas sem avaliar a qualidade final perceptível do empreendimento. E, infelizmente, isto é mais fácil acontecer quando compradores e incorporadores não estão alinhados ou não entendem que a escolha de produtos para as obras tem que ser minuciosamente estudada do ponto de vista de atratividade e diferenciação comercial.

Casal avaliando um novo apartamento

Então, agora que você sabe que a escolha das portas de madeira pode ajudar na comercialização dos seus empreendimentos, vamos falar sobre como escolher?

8 pontos essenciais para escolher portas de madeira

Aqui não vamos aprofundar no assunto escolha das portas – você pode ver em nossos conteúdos outros artigos sobre este assunto (ou falar com nossos especialistas) – mas vamos citar rapidamente alguns dos principais critérios para escolher as melhores portas para seus empreendimentos:

1. Estilo, cor e acabamento – de acordo com o projeto arquitetônico

2. Necessidades técnicas – resistência à umidade, corte acústico, PNE, shafts etc.

3. Dimensões de portas, batentes e alizares

4. Tipos e materiais de preenchimento – sólido ou não sólido, colméia, Bondoor, sarrafos, pinus, entre outros

5. Como é construído o kit e com quais materiais – sarrafos, pinus, MDF, outras madeiras

6. Como é feito o acabamento – pintura c/ ou sem proteção UV, de baixa ou alta densidade, pintura pré ou pós montagem do kit, papel melamínico, laminado, polimérico, etc

7. Certificados – PSQ, FSC e outros (solicite certificados, não “laudos”)

8. Garantia e pós-venda – problemas em obras e pós entrega são comuns, garanta que vai comprar de fabricante que te dê respaldo se você precisar

Compre seus kits de portas de madeira sem dor de cabeça

Na MaisInsumos, nossos especialistas ajudam incorporadores, construtores, compradores e engenheiros de obras a comprar kits de portas de madeira (e revestimentos, porcelanatos, outros produtos) direto das fábricas com agilidade, economia e tranquilidade.

Quer saber se vale a pena para sua obra?

Fale com nossa equipe e solicite um orçamento por aqui.

Equipe
10/1/2024
4min de leitura

Receba nossa newsletter

Assine para receber nossos informativos. 1 por semana, nada de spam.